Notícias do Dia

terça-feira, 9 de março de 2010

Internet: hábito ou inevitável vício?




Considerada por muitos como a invenção do século, o PC ou computador é hoje uma ferramenta indispensável à vida moderna, por mais tradicional que seu operador venha a ser. Nenhuma novidade na óbvia constatação.
Tenho, no entanto, especiais motivos para ser um entusiasta defensor do uso do computador. Senão vejamos:
Aprendí datilografia, aos 13 anos, na Escola de Datilografia de dona Chiquita do Carmo Nepomuceno, em Areia Branca(RN). Contei com a generosa paciência de Lúcia e de Maria das Graças, no aprendizado. Já naquela época, em 1966, era uma exigência profissional. Afinal, estava tendo a primeira experiência profissional na Prefeitura Municipal de Areia Branca, levado pelas mãos do saudoso amigo Francisco Caldas de Freitas (in memoriam), ou Quico - como o chamávamos -, e a quem sou eternamente grato pela grande e primeira oportunidade profissional por ele proporcionada. Iniciei trabalhando nas máquinas "Olivetti" e "Remington Rand" com tubos enormes para caber papel A3 em que eram detilografados os orçamentos da Prefeitura. Fiz portanto a transição da manual máquina de datilografia para as leves teclas do moderno computador de hoje. AO fato de conhecer os dois equipamentos de trabalho me faz um intransigente defensor do uso e da utilidade dos PCs de hoje. E falo apenas de pouquíssimas e básicas das incontáveis possibilidades do computador.
Mas, reconhecemos, ainda há quem tenha enorme rejeição a tão indispensável utilitário, principalmente para quem escreve. No tocante a informação, literalmente, se tem o mundo nas próprias mãos. Aos que por injustificável receio não o utilizam, diria que não sabem o que estão perdendo. Mesmo com sua inegável vulnerabilidade para algumas operações, ele disponibiliza conforto, comodidade, entretenimento, informação, comunicação. Um pequeno exemplo de sua utilidade na comunicação. Lembra daquela carta manual que depois de escrita, colocava-se em um envelope, íamos até uma agência do Correio, postava e aguardada no mínimo uma semana para ser recebida pelo destinatário? Que tal um e-mail que depois de escrito, em um simples click, está disponível para seu interlocutor, independente se ele está na mesma cidade ou do outro lado do Mundo? Tudo, ao alcance de nossas mãos. Em casa, no escritório, na praia, onde você estiver. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário