Notícias do Dia

quinta-feira, 18 de março de 2010

Próstata: hormônio feminino poderá ajudar no tratamento do câncer




"Um estudo australiano revela que um hormônio feminino pode ser a chave para o sucesso no tratamento contra o câncer de próstata. De acordo com os pesquisadores, o segredo para combater a doença, muitas vezes resistente às terapias, é fazer com que uma molécula em particular do tumor responda ao estrógeno, o hormônio sexual feminino.

Segundo a pesquisa, o estrógeno se amarra a receptores específicos das células, que disparam um mecanismo biológico quando estimulados. Já os tumores na próstata são conhecidos por carregar dois receptores de estrógenos. Um deles, o receptor beta, faz com que as células cancerígenas cometam "suicídio" quando ativadas, diz o estudo. Os pesquisadores australianos trabalham agora no desenvolvimento de um medicamento que direcione corretamente os estrógenos aos receptores betas do tumor.

Atualmente, os tratamentos convencionais no combate ao câncer de próstata baseiam-se no bloqueio de hormônios andrógenos, como a testosterona, inibindo o crescimento da massa tumoral. No entanto, quando a doença deixa de responder a esse tratamento, a cura se torna mais difícil, já que a quimioterapia não é muito eficiente contra esse tipo de câncer.

Para Gail Risbridger, professor da Monash University e um dos coordenadores do estudo, o novo medicamento pode revolucionar os métodos de tratamento. "A droga não só inibe o crescimento do câncer de próstata como também mata as células cancerígenas que são resistentes ao tratamento convencional", afirmou o professor. "O que o nosso time descobriu é que os receptores beta atingem uma pequena, mas muito importante, população de células no tumor", adicionou.

As conclusões do estudo foram publicados na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences." Com informações de Veja.

Nota do Blog:

O assunto é da maior seriedade, embora normalmente seja tratado em tom de brincadeira pelos aspectos e formas de tratamento ou de identificação do prognóstico.
É conhecida por todos a rejeição da grande maioria dos homens idosos ao método que inclui além de exames como PSA, O indesejado toque retal.
Resta saber se o machismo e a insegurança masculina absorverá com naturalidade o fato de ingerir hormônios femininos, apesar de não ser, diferente do outro, nem um pouco invasivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário