Notícias do Dia

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pauta do Senado Federal: gorjetas de 10 ou de 20%?



Reformas eleitorais, tributárias, previdenciárias que nada, a reforma na pauta da Comissão de Assuntos Sociais do Senado é a gorjeta do chopp, do whisky ou da branquinha mesma. Em meio a tantos escândalos políticos e administrativos no Brasil e projetos que tratam do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Consegue-se priorizar o assunto "gorjeta" em detrimento a tantos e graves problemas nacionais e serem debatidos e solucionados. Gorgeta, um assunto para Senado nenhum botar defeito.
De acordo com a legisçaão já existente sobre o assunto e como diz o experimentado jornalista Alexandre Garcia: "ninguém é obrigado a pagar, é só uma sugestão. Agora, o problema é que muitas vezes a gorjeta do garçom, simplesmente não fica com o garçom. Acho que esse projeto é lobby de dono de restaurante. É ele que tem que pagar a hora extra do funcionário e não o cliente que já paga a conta. Se vem na nota a sugestão de pagar 20%, o cliente fica coagido a pagar.

O bebedor de cerveja já paga 55% de imposto, segundo cálculo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. E paga mais 20%, ou seja, 75% de imposto e gorjeta, sobra somente 25% para pagar realmente a cerveja. É uma conta amarga, que vai acabar no livro dos recordes."

Nota do Blog:
Seria muito bom se fosse possível identificar o dono ou donos de restaurantes em Brasília que conseguiram colocar assunto de tamanha relevância em pauta. Não será surpresa se for um daqueles premiados restaurantes frequentados pela elite política de lá. Duvidam? Outro detalhe: na vizinha Argentina, a terra do tango, a gorgeta lá também é de 10% (dez por cento), mas tem outro nome: propina. Não sejamos maldosos: aqui no Brasil isso não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário