Notícias do Dia

domingo, 7 de março de 2010

Presídio Federal de Mossoró (RN): presença indesejável




Sob o pretexto de desmobilizar quadrilhas de traficantes de drogas, a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro despachou para o Rio Grande do Norte, onze perigosos presos acusados de tráfico de drogas e outros crimes. Eles foram transferidos na manhã deste sábado (6) da penitenciária de Bangu, no Rio de Janeiro, para o presídio federal de Mossoró (RN). Eles são considerados presos de alta periculosidade.

A transferência foi solicitada pela Secretaria de Segurança Pública e autorizada pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

Nota do Blog:

Quando se decidiu pela construção de um presídio de segurança máxima em Mossoró, o assunto foi bastante discutido em audiências públicas sobre vantagens e desvantagens da instalação do estabelecimento penal no interior do estado. As vantagens alegadas, como a geração de empregos no município, foram temporarias. Agora, as desvantagens que prometem ser permanentes. Se os periculosos presos conseguem comandar o tráfico de dentro dos presídios no Rio, como não farão, do interior do presídio de Mossoró.
Na prática, o Rio de Janeiro socializou a guarda de perigosos criminosos com outros estados, sem que haja notícia de reciprocidade. Por enquanto, é imprevisível as consequências da hospedagem indesejável de tais "hóspedes". É aquela história de sempre: "manda quem pode, obedece quem tem juízo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário