Notícias do Dia

segunda-feira, 1 de março de 2010

Tragédia do Chile: país preparado reduz número de vítimas




Lamentável sob todos os aspectos, as consequências do temerremoto no Chile poderiam ter sido bem maiores.O Chile estava preparado para essa tragédia. Basta comparar o número de mortos com as vítimas do Haiti, que teve um terremoto com menos energia. No Haiti, calcula-se que possam ter morrido 300 mil pessoas. No Chile, os mortos não chegam a mil.

O Chile é um país habituado a tremores. Sentimos muito, porque é o mais bem organizado país da América Latina. É quase primeiro mundo. Se comparar com países da Europa, a organização se rivaliza com França, Itália, Espanha, Portugal.

É por causa dessa organização que o número de mortos no terremoto foi pequeno. E não tem como não comparar com o Brasil. Há um viaduto prestes a cair na Rodovia Fernão Dias, sentido São Paulo-Minas Gerais. A causa? Chuva.

A chuva no Brasil é francamente previsível no verão. Os números do Ministério do Interior mostram que morreram mais de 200 pessoas só no Sudeste por causa da chuva. O Chile demonstra que preparo tem resultado.
Com informações do Blog Alexandre Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário