Notícias do Dia

quinta-feira, 4 de março de 2010

STF nega habeacorpus e Arruda continua preso




Deu no site UOL:

Por 9 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de habeas corpus do governador afastado e preso José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), na sessão desta quinta-feira (4). A maioria dos ministros seguiu o parecer do relator do caso, o ministro Marco Aurélio Mello, favorável à manutenção da prisão. No último dia 12 de fevereiro, o pedido de liberdade já havia sido negado por Mello em caráter liminar.
A análise do habeas corpus foi feita por dez ministros, isso porque o ministro Eros Grau não compareceu à sessão por estar viajando. Seguiram o relator os ministros Carmem Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Brito, Cezar Peluso, Ellen Gracie, Celso de Mello e Gilmar Mendes. Mendes, o último a votar, ressaltou entretanto que tinha "muito mais dúvida do que convicção neste caso” e que temia que o sensacionalismo e a peculiaridade do caso fosse usados para "agradar o público e a mídia".

A liberdade foi defendida apenas pelo ministro José Antônio Dias Toffoli. Na avaliação do magistrado, houve um erro formal na decretação da prisão de Arruda pois não se cumpriu o que a Lei Orgânica do DF estabelece: para a abertura de ação penal contra o governador se fazia necessária uma autorização prévia da Câmara Legislativa. "Ele foi preso por corrupção de testemunhas. A denúncia foi apresentada. Está em vigor, no entanto, o dispositivo da lei orgânica do DF (..) que exige autorização da assembléia para processá-lo”, detalhou.

O pedido de habeas corpus foi impetrado um dia após Arruda se entregar à Polícia Federal, em Brasília, onde está preso desde então. A prisão do governador se deve a acusação de que ele estaria envolvido na suposta tentativa de suborno do jornalista conhecido como Edson Sombra, que prestaria depoimento no inquérito da PF que investiga o caso de pagamento de propina a servidores e prestadores de serviço do governo do Distrito Federal.

Para o STJ, a liberdade de Arruda pode representar um risco à continuidade das investigações do caso, que ficou conhecido como mensalão do DEM.

Nota do Blog:

A manutenção pelo Supremo Tribunal Federal da prisão do Governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, é emblemática e exemplar. Impensável até há pouco tempo, a prisão do governador do Distrito Federal, centro do poder, nos leva a acreditar que o país está realmente mudando para melhor, no sentido de deixar de ser o país da impunidade. A corrupção não é exclusividade brasileira, estando presente em todo o mundo. No Brasil, a diferença é que não havia ou não há punição efetiva para os corruptos além de haver uma cultura de não se prestar atenção nos corruptores, como se fosse possível existir um, sem o outro.

A Justiça, último reduto de proteção das garantias constitucionais individuais e coletivas, está fazendo a sua parte, em que pese a existência de leis caducas que dificultam em muitos casos a efetiva punição dos transgressores da lei. A manutenção de tais leis arcaicas pelos legisladores brasileiros parece ter uma finalidade bem definida: mantê-los "protegidos" através de excrescências jurídicas como a imunidade parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário