Notícias do Dia

terça-feira, 20 de abril de 2010

A arte de separar o gesto administrativo do político



Teve grande e positiva repercussão o gesto de grandeza e sobretudo de espírito público do governador Iberê Ferreira de Souza em ir pessoalmente ao gabinete do presidente da Assembléia Legislativa levando projetos e prestando esclarecimentos e justificativas dos pleitos apresentados.
Não há nos anais da Assembléia o registro da ida informal de nenhum governador à Assembléia levando projetos. Iberê, com sua experiência política e administrativa, inova, e pede com a autoridade que o gesto confere, a despolitização da visita.
A governabilidade deve ficar sempre acima de questões políticas o que não é fácil, principalmente em um ano eleitoral. Mas o que também não é possível é o estado parar ou deixar de honrar compromissos que implicam na própria viabilidade do ato de governar.
O governador argumenta que o que pretende é honrar compromissos decorrentes de projetos de lei aprovados recentemente pela própria Assembléia Legislativa, ao apagar das luzes do governo de Wilma de Faria, candidata ao Senado.
A oposição faz o seu papel de duvidar da boa fé do governador Iberê, mas não pode legislar contra o estado e sua população.
Quando a Assembléia Legislativa aprovou por exemplo, os aumentos salarias de algumas categorias do funcionalismo público estadual, sabia que não havia dotação orçamentária e que sem contingenciamento de verbas no orçamento, não há como cumprir a lei aprovada e sancionada.
Se o que falta é detalhamento de despesas, que o façam à exaustão, mas que ao final, haja bom senso e espírito público.
É o que o povo espera.

A charge acima é da lavra do chargista e artista gráfico areia-branquense Ivan Cabral, que generosamente empresta seu imenso talento a este blog, autorizando que suas charges enriqueçam esta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário