Notícias do Dia

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Senado Federal: Demóstenes Torres faz a diferença




Falando para um plenário vazio no Senado Federal, o senador Demóstenes Torres, do partido Democratas, de Goiás, faz a diferença. E que diferença! Falando sobre a Seguraça Pública e focalizando o caso do manáco de Luziânia, em Goiás, o senador democrata dá uma aula sobre a Justiça no Brasil e afirma, do alto do seu elevado conhecimento jurídico: "o Brasil é o país da impunidade!" E justifica o porquê. Segundo o senador que também épromotor de justiça, no Brasil, em 100 crimes de assassinato, 90 inquéritos se transforma em processo, mas somente 1 acusado é condenado. É um dado estarrecedor e tem a credibilidade de um estudioso do assunto. Entre outros argumentos, Torres responsabiliza o Governo que há alguns anos atrás extinguiu o exame criminológico nas prisões, colocando na rua um número absurdo de criminosos inclusive de alta periculosidade, sob um "sincero" argumento de a cadeia não recupera. "E a rua recupera?", indaga o experiente senador. Outro grave erro é a progressão de pena. E por aí vai. Uma verdadeira aula jurídica também sobre o sistema prisional brasileiro.
Tantas vezes criticado, por obra de atuações pífias de alguns senadores, o Senado possui sim suas exceções, compostas por senadores que honram e dignificam o mandato. O detalhe é que o senador Demóstenes Torres, é de oposição, do DEM, portanto, ao qual o governo tapa os ouvidos, quando não ignorando-o, embora dele possa vir, enorme contribuição ao próprio governo.
É uma pena que quando ocupam a tribuna, encontram um plenário vazio, quase nunca presidido pelo seu titular, senador José Sarney. E cabam falando sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário