Notícias do Dia

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Receita médica terá que ser clara e legível




Entra em vigor esta semana o novo Código de Ética Médica, que prevê entre outras providências, legibilidade nas receitas médicas.
“Essa preocupação já existia antes, mas não estava expressa de forma consiste no código de ética”, relata Marcos Jácome, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern).
Todos que vão a um consultório médico convivem com um problema antigo mas até então tratado sem importância pela maioria dos médicos: redação e caligrafia nas receitas médicas. Não há justificativa para se escrever, principalmente numa receita médica em que se define a utilização de medicamentos, o que não se pode ler.
Há registros de vários erros na compra de medicamentos nas farmácias, a partir de grafias elegíveis nas receitas assim como sem a clara identificação do médico que a prescreveu.
Agora, a determinação está no seu código de ética, estando os médicos que persistam no erro, passíveis de processo no seu respectivo conselho.
A sugestão é de fácil solução. Praticamente todos os consultórios possuem um computador e uma impressora. A receita digitada é prática, clara e objetiva. Elimina-se de vez, a possibilidade de equívocos que já trouxeram graves consequências a muitos pacientes.

2 comentários:

  1. kayllane da silva da cruz
    beber 2 litros de água por dia .
    tomar soro pedialite
    beber água de coco.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não sei em que região brasileira poderia ser efetuada tal prescrição dirigida a K.S.C. descrita em comentário acima. Mas acredito que mesmo nas formações mais falidas dentre tantas, academias (novas ou velhas) o mínimo é uma posologia. E a simples prescrição acima, poderia ser feita por qualquer parente de alguém da área da saúde com formação superior. Concordo plenamente com a necessidade de aprimoramento das prescrições médicas. Mas não concordo com a utilização de "chacotas" ou tornar uma zombaria anárquica, denegrindo a classe médica ou mesmo o trabalho realizado por todos os profissionais da área da saúde. Todos necessitam uns dos outros.
    Grato! M.F.M. Registro ativo no Conselho Federal de Medicina.

    ResponderExcluir