Notícias do Dia

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vice-presidente José Alencar não será mais candidato


Foto do site Claudio Humberto


O vice-presidente José Alencar anunciou hoje que não será mais candidato. Ele havia informado que poderia "se o povo quizesse", ser candidato a senador por Minas Gerais. Ultimamente também foi cotado para ser candidato a Governador de Minas.
“Decidi não me candidatar a nada, vou cumprir meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descer a rampa do mesmo jeito que subi. Subi a rampa junto com o Lula e vou descer com ele”.
Alencar justificou a desistência afirmando que se sente curado do câncer que enfrenta, mas que não considera certo concorrer neste momento. “Só iria aceitar uma candidatura se estivesse curado, me sinto curado, mas continuo fazendo quimioterapia e não sei se seria honesto eu colocar meu nome como candidato fazendo quimioterapia”.

A decisão foi tomada na noite de ontem (8) quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com Alencar. Com a decisão de não se candidatar, o vice-presidente não precisará mais sair do país no próximo domingo (11) para não assumir a Presidência com a viagem de Lula ao exterior, o que o tornaria inelegível.

Segundo Alencar, o presidente não influiu na opção feita por ele. “O Lula nunca me falou nada sobre esse assunto”. O vice-presidente afirmou ainda que Lula achou sua decisão correta, prudente e admirável. “Ele achou que era absolutamente correta minha decisão, se não vou poder parar a quimioterapia, ia criar uma dúvida na cabeça das pessoas”.

Alencar observou que sua decisão neste momento também é importante para a definição do cenário político em Minas Gerais para as próximas eleições. “Não posso ser candidato hoje e não posso ficar segurando Minas Gerais, vejo que de certo modo eles ficam esperando minha decisão”, explicou.

Nota do Blog:
É uma pena. Em meio a tantos escândalos na política nacional, principalmente em Brasília, um dos homens que mais exemplos de dignidade tem dado ao país, retira-se da vida pública. E sai de cena ensinando como ser um homem público no que se refere a problemas de saúde. Desde o primeiro momento de seu tratamento de câncer, foi o mais transparente possível, assumindo ele mesmo, a função de seu porta-vez. Em nenhum momento negou ou manipulou informações a seu respeito, mesmo quando elas eram negativas e graves. Coloca-se sempre com humildade e simplicidade, apesar do cargo e do prestigio que desfruta no país.
Fica o exemplo de José Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário