Notícias do Dia

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Marina Silva: pré-campanha com bom exemplo




Ganhar a eleição para presidente da República é um sonho ainda distante para a senadora do Acre, Marinha Silva, do Partido Verde, mas mesmo em pré-campanha, abraça uma causa nacional e que deve ter o apoio de todos. O PV aprovou nesta segunda (5) resolução que proíbe a participação de "fichas sujas" filiados à legenda nas eleições de outubro. A resolução tem a sua iniciativa. O texto afirma que integrantes do partido que tenham condenação judicial definitiva não podem disputar as urnas este ano. Para a ela, a medida mostra coerência do partido com os seus valores éticos. A resolução ainda impede a candidatura de políticos que tiveram suas contas relativas a funções públicas rejeitadas por atos de improbidade administrativa.
Seria o ideal que os demais partidos, a começar pelos chamados grandes até os de "aluguel" seguissem a mesma linha. Os partidos políticos tem autonomia estatutária para tomar tal medida. Basta aprovar uma resolução com este objetivo, independente de uma lei específica.
É bom lembrar que um dos muitos projetos que tratam da "ficha suja" encontra-se na gaveta do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, aguardando consenso de suas excelências, para ser votado, segundo o próprio presidente da Câmara.
Você, caro leitor, acredita que haverá consenso para a aprovação de tal projeto? É justo deixar de colocar o projeto em votação pelo simples fato de não haver consenso?
O razoável é que o projeto fosse votado e os parlamentares simplesmente o aprovassem ou não, mas que votassem, como prevê o regimento interno. Pelo visto, não será desta vez que o mesmo será votado, em tempo de valer para as eleições de outubro. Jeito brasileiro de fazer política partidária. Mas o eleitor pode fazer a diferença e como tal decidir se votá em candidatos fichas sujas que aos montes, serão candidatos em outubro próximo. É preciso abrir os olhos. É que eles ficam "bonzinhos" e "honestos" em época de eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário