Notícias do Dia

sábado, 4 de junho de 2011

Imprensa: jornalismo investigativo no caso Palocci aponta verdades comprometedoras



Jornalismo investigativo presta relevante serviço à sociedade brasileira

Não é à toa que a imprensa é considerada por muitos como o quarto poder da República Federativa do Brasil. Tem sentido. No caso Palocci, mais uma vez o jornalismo investigativo presta um grande serviço aos brasileiros na medida em que com agilidade e consistência, aponta escândalos e crimes de grande repercussão e envolvendo políticos e gestores públicos.

Sem as prerrogativas de poder de polícia, faz o que a polícia deveria fazer e muitas vezes não o faz.

Jornalistas dedicados e com liberdade de ação garantida pelos importantes jornais e revistas semanais investigam e quase sempre coletam indícios e muitas vezes provas materiais irrefutáveis de crimes e ilegalidades praticadas por políticos e gestores públicos.

O material colhido por esses competentes jornalistas via de regra integra inquéritos e processos das áreas policial e judicial, pela importância dos conteúdos existentes.

Cumprem, sem a obrigação de fazê-lo, as deficiências investigativas e quase sempre ineficazes do aparelho policial e judicial.

Não é por acaso que de vez em quando surgem ameaças de iniciativas que visam calar, outra vez, a imprensa. Mas... os tempos são outros. A Democracia por mais imperfeita que seja, proporciona a todos a liberdadeo de expressão, uma conquista inegociável dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário