Notícias do Dia

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Criminalidade: Nos EEUU, tolerância zero. No Brasil, impunidade





Os Estados Unidos são o país com maior número de presos em relação à sua população. Tal fato se justifica pelo rigor com que a polícia e a justiça americana tratam os criminosos, mesmo os que cometem crimes de menor gravidade.

O rigor na punição tem como consequência direta o temor por parte dos bandidos que sabem que se forem presos permanecerão de fato na cadeia pelo tempo que a lei determina. Os reincidentes são punidos com penas mas severas ainda.

Diferente de lá, aqui no Brasil, benefícios como progressão de pena e indultos de Natal, Ano Novo e Dia das Mães, por exemplo, contribuem para que criminosos sejam soltos e parte deles não voltam, juntando-se aos muitos que apesar de terem cometidos vários crimes nunca são alcançados pela justiça.

Nos Estados Unidos, 2 milhões e 300 mil - 1 para cada 100 - encontram-se atrás das grades. Equivale à população de Belo Horizonte.

No Brasil, não há estatísticas confiáveis e os números são manipulados para esconder a gravidade da situação.

Enquanto países avançados combatem a violência com penas rigorosas, por aqui a cada dia surgem alterações na legislação afrouxando ainda mais a generosa legislação penal.

2 comentários:

  1. viram a nova lei? 12.403? que coloca todos os presos perigoso nas ruas? o brasil ta ficando cada vez mais pior! isso é que é impunidade! o trabalhador quem vai sofrer as consequencias nas mãos de criminosos nas ruas que a nossa presidenta irresponsavel aprovou esses bandidos estarem nas ruas! fazer o que ne?
    isso e cupa do povo mesmo que escolheu optar por uma pessoa incapaz de governar o pais e deixa-lo cada vez mais pior.

    ResponderExcluir
  2. O País está cada vez pior e esses políticos corruptos que prometem e prometem e que não fazem nada
    Matar está se tornando normal para os criminosos.
    Atenciosamente:Débora Machado

    ResponderExcluir