segunda-feira, 20 de junho de 2011
Criminalidade: Nos EEUU, tolerância zero. No Brasil, impunidade
Os Estados Unidos são o país com maior número de presos em relação à sua população. Tal fato se justifica pelo rigor com que a polícia e a justiça americana tratam os criminosos, mesmo os que cometem crimes de menor gravidade.
O rigor na punição tem como consequência direta o temor por parte dos bandidos que sabem que se forem presos permanecerão de fato na cadeia pelo tempo que a lei determina. Os reincidentes são punidos com penas mas severas ainda.
Diferente de lá, aqui no Brasil, benefícios como progressão de pena e indultos de Natal, Ano Novo e Dia das Mães, por exemplo, contribuem para que criminosos sejam soltos e parte deles não voltam, juntando-se aos muitos que apesar de terem cometidos vários crimes nunca são alcançados pela justiça.
Nos Estados Unidos, 2 milhões e 300 mil - 1 para cada 100 - encontram-se atrás das grades. Equivale à população de Belo Horizonte.
No Brasil, não há estatísticas confiáveis e os números são manipulados para esconder a gravidade da situação.
Enquanto países avançados combatem a violência com penas rigorosas, por aqui a cada dia surgem alterações na legislação afrouxando ainda mais a generosa legislação penal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
viram a nova lei? 12.403? que coloca todos os presos perigoso nas ruas? o brasil ta ficando cada vez mais pior! isso é que é impunidade! o trabalhador quem vai sofrer as consequencias nas mãos de criminosos nas ruas que a nossa presidenta irresponsavel aprovou esses bandidos estarem nas ruas! fazer o que ne?
ResponderExcluirisso e cupa do povo mesmo que escolheu optar por uma pessoa incapaz de governar o pais e deixa-lo cada vez mais pior.
O País está cada vez pior e esses políticos corruptos que prometem e prometem e que não fazem nada
ResponderExcluirMatar está se tornando normal para os criminosos.
Atenciosamente:Débora Machado